Praia do Arpoador vista do calçadão. Autoria: Edmundo Alves Jr
Vôo de parapente sobre o bairro de São Conrado visto da rampa de salto. Autoria: Edmundo Alves Jr
Montanhista em uma via de escalada no Morro da Urca. Autoria: Edmundo Alves Jr
Professor Edmundo apontando alguns detalhes do processo de urbanização observáveis do alto das montanhas do Rio durante uma caminhada até o alto da Pedra Bonita

O que é?

Este é um projeto de pesquisa sobre os esportes na natureza que se desenvolve no âmbito do Instituto Virtual do Esporte (IVE). Este último tem por objetivo principal compreender o desenvolvimento e os significados dos esportes no Rio de Janeiro através da criação de uma rede de pesquisadores na área dos estudos do esporte. E é sempre nessa perspectiva que desenvolvemos este estudo: o de compreender os significados dos esportes na natureza na cidade do Rio de Janeiro.

O esporte na cidade

O esporte sempre foi um elemento capaz de forjar representações complexas acerca do estilo de vida dos habitantes do Rio de Janeiro. A cidade já há muito tempo vem sendo palco de importantes acontecimentos no âmbito do esporte que influenciam os costumes e a maneira de viver na cidade. (Ver MELO, Victor Andrade de. Cidade sportiva. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001)

Recentemente a cidade assistiu ao surgimento de novas práticas esportivas que parecem ter produzido mudanças não menos significativas na materialidade urbana e cultural do Rio de Janeiro. A recente explosão do número de praticantes de esportes de aventura parece reiterar a tradição da cidade como um epicentro de acontecimentos culturais e irradiadores de novos hábitos, ainda mais no desenvolvimento do esporte.

Os esportes realizados em ambientes naturais são fenômenos sociais contemporâneos com destaque cada vez maior no cenário de lazer urbano, estabelecendo importantes interfaces nos âmbitos das preocupações ambientais, educacionais, turísticas e econômicas. Todas estas interfaces possibilitam e mesmo estimulam questionamentos que merecem estudos mais aprofundados sobre o desenvolvimento dessas práticas num território cujo meio ambiente é privilegiado para tais vivências.

Objetivos

As condições geográficas privilegiadas para as práticas esportivas na natureza dotam a cidade de excelentes condições para o desenvolvimento de investigações que possam contribuir para compreender a importância e o impacto dessas modalidades. Nesse sentido, podemos enumerar como principais objetivos:

a- identificar as práticas esportivas na natureza que se desenvolvem na cidade e os locais onde estas se desenvolvem;
b- identificar e analisar as formas organizacionais adotadas nesses esportes e
c- investigar o perfil desses esportistas na cidade a partir das inúmeras interfaces que esses estabelecem com o meio ambiente.

Desse modo, acreditamos sermos capazes de apontar algumas direções sobre o significado destas práticas na sociedade contemporânea e mais particularmente no Rio de Janeiro; quais os impactos ambientais, sociais e econômicos que estas práticas esportivas trazem para a cidade?

Links

Grupo de pesquisa ANIMA
www.lazer.eefd.ufrj.br

Portal do Instituto Virtual do Esporte
www.ceme.eefd.ufrj.br/ive


Contato

ceme_ef@acd.ufrj.br

Equipe

Coordenador
Prof.Dr. Edmundo Drummond Alves Júnior

Apoio Técnico
Prof. Cleber Augusto Gonçalves Dias

Iniciação Científica
Simone de Souza